Muitos artigos publicados em revista impressas que já não circulam contribuem para entender os caminhos pelos quais a leitura, a formação de leitores entrou na pauta da reflexão acadêmica. Recolhemos algumas centenas e mais queremos reunir para apreciação dos modelos que outras linhas teóricas, em outros momentos – a psicolinguística, a nova crítica, o estruturalismo, por ex. – ofereceram à relação texto-leitor-contexto. Se algum artigo é de seu conhecimento e não está na rede, será importante aqui.
A Auto-Percepção de Leitor e sua Relação.PDF
Autoria: Vera Monteiro, Lourdes Mata & Francisco Peixoto. Palavras-chave: Auto-percepção, auto-eficácia, leitura, desempenho, gênero. |
A escola e o ensino da leitura.pdf
Autoria: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Maria da Graça Bompastor Borges Dias. Palavras-chave: ensino de leitura; compreensão de leitura; escola. |
A Formaçao de Leitores por Meio do Jornal em Sala de Aula.pdf
Autoria: Leonice Aparecida Bertolin. Palavras-chave: Jornal. Leitura. Ensino Médio. |
A formação do leitor Considerações sobre a noção de gosto.pdf
Autoria: Waldir Beividas e Iara Rosa Farias. Palavras-chave: leitura, propensão, hábito, cultura. |
A Formação do Leitor Crítico.PDF
Autoria: Karla Geane de Oliveira Souza. Palavras-chave: Leitura; Reflexão; Ação; Educação. |
A Função Social da Leitura da Literatura Infantil (1).pdf
Autoria: Leitura; Reflexão; Ação; Educação. Palavras-chave: Leitura; Reflexão; Ação; Educação. |
A Importãncia da Leitura Escolar como Crescimento.pdf
Autoria: Maria Jane Keily de Souza. Palavras-chave: Biblioteca Escolar. Biblioteca Escolar – Leitura. Leitura. |
A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial.pdf
Autoria: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Maria da Graça Bompastor Borges Dias. Palavras-chave: inferências, texto, produção de sentido. |
A Prática Social da Leitura Literrária.pdf
Autoria: Elizeth da Costa Alves e Flávio Pereira Camargo. Palavras-chave: literatura e educação; literatura e cidadania; literatura e formação do leitor. |
A revista leitura teoria & prática.pdf
Autoria: Lilian Lopes Martin da Silva. |
A Teoria em questão – Stanley Fish e Fredric Jameson.pdf
Autoria: Rui Costa Santos. Palavras-chave: Teoria, Jameson, Fish, Hegel, Filosofia. |
A travessia do leitor.PDF
Autoria: Rui Costa Santos. Palavras-chave: discurso; leitura; letramento; educação de jovens e adultos. |
Adaptação, UMA LEITURA possível.pdf
Autoria: Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado. |
Aprendendo a ler e a escrever-a narrativa das criaças sobre a alfabetização (1).pdf
Autoria: Jane Correa e Morag MacLean. Palavras-chave: Narrativas; criança; alfabetização. |
As histórias de vida como formação e pesquisa.PDF
Autoria: Zélia Malheiro Marques. Palavras-chave: diário, formação, pesquisa, leitor, autobiográfica. |
Atitudes de leitura e desesperança em idosos.pdf
Autoria: Katya Luciane de Oliveira, Mirian Cruvinel e Acácia Aparecida Angeli dos Santos Palavras-chave: Idoso; Psicologia do envelhecimento; Leitura; Desesperança. |
Atividades de incentivo 〠leitura em bibliotecas escolares.pdf
Autoria: Araci Isaltina de Andrade e Ursula Blattmann. Palavras-chave: Biblioteca escolar. Hábito de leitura. |
Comentário – o futuro do livro na avaliaçãoo dos programas de pós-graduação.pdf
Autoria: Rita Barradas Barata. |
Comunidades Interpretativas e Estudos de Recepção.pdf
Autoria: Luanda Schramm. |
Despertar nos alunos o Gosto pela Leitura (1).pdf
Autoria: Joaquina de Lima Cristo. Palavras-chave: Leitura, Ensino-Aprendizagem, Formação de Leitores. |
Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema linguístico em miniatura.pdf
Autoria: Elenice S. Hanna, Marina Kohlsdorf,, Regiane S. Quinteiro, Virgínia M. D. Fava, Deisy das Graças de Souza e Júlio C. de Rose. Palavras-chave: aprendizagem de leitura; sistema linguístico em miniatura; quantidade de treino; ciências exatas e humanas; |
Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-económico baixo.pdf
Autoria: Maria José de Oliveira Fontes e Cláudia Cardoso-Martins. Palavras-chave: Leitura de histórias; linguagem escrita; linguagem oral. |
Ensino de leitura e escrita através do pareamento com o modelo.PDF
Autoria: José Gonçalves Medeiros e Sonia Aparecida Teixeira. Palavras-chave: Discriminação condicional, fracasso escolar, equivalência de estímulos. |
Entre o texto e sua pluralidade – resenha.PDF
Autoria: Flávia Brocchetto Ramos. |
Estratégias para Despertar nos alunos o Gosto pela Leitura.pdf
Autoria: Joaquina de Lima Cristo. Palavras-chave: Leitura, Ensino-Aprendizagem, Formação de Leitores. |
Formação de leitores – a propaganda televisiva.pdf
Autoria: Rosana Aparecida Santana de Oliveira e Ruth Ceccon Barreiros. Palavras-chave: Leitura, Propaganda, Ensino-Aprendizagem, Ensino Médio. |
Formação de Leitores de literatura.pdf
Autoria: Alice Vieira. Palavras-chave: Leitura, literatura, currículos, escolas. |
Formação do leitor competente.pdf
Autoria: Maria de Jesus Ornelas Valle. Palavras-chave: Estratégias de Leitura; Compreensão leitora; Interpretação. |
Formação do Leitor e Poesia na Sala de Aula (1).PDF
Autoria: Célia Sebastiana Silva. Palavras-chave: Poesia, Formação de leitor, escolarização. |
História de leitura e suas implicações.pdf
Autoria: Anair Valênia Martins Dias. |
Histórias de leitura, concepções e práticas.pdf
Autoria: Egle Carillo de Faria e Ana Arlinda de Oliveira. |
Interface entre memória e leitura.pdf
Autoria: Pedro Nunes de Castro e Rosângela Gabriel. Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Memória. Esquecimento. |
Leitor e leituras- considerações sobre gêneros textuais e construção de sentidos.pdf
Autoria: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira. Palavras-chave: Leitura, construção de sentidos, contexto, gênero textual. |
Leitura – Uma Proposta Interdisciplinar.pdf
Autoria: Ângela Thereza Lopes e Rosa Helena Mendonça. Palavras-chave: Leitura, interdisciplinar, escrita, texto, educação. |
Leitura de adaptações de Clássicos da Literatura Universal.pdf
Autoria: Andréa Antolini Grijó. |
Leitura de imagens e cultura visual.pdf
Autoria: Maria Emilia Sardelich. Palavras-chave: leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual. |
Leitura e Leitores Estratégias.pdf
Autoria: Marcello de Oliveira Pinto. |
Leitura e redação entre universitários – avaliação de um programa de intervenção.pdf
Autoria: Isabel S. Sampaio e Acácia A. Angeli dos Santos. Palavras-chave: universitários, remediação em leitura e escrita, programas de intervenção. |
Leitura um lugar para a interdisciplinaridade.pdf
Autoria: Maria Josefa de Menezes Almeida, Maria de Fátima Evangelista de Amorim Santos, Manuela R. Farias Lima. |
ler e brincar na escola.pdf
Autoria: Renata Cavalcanti Eichenberg. Palavras-chave: Leitura. Literatura infantil. Metodologia de ensino. |
Ler é crescer cultive essa ideia 1.pdf
Autoria: Samurai. |
Ler é crescer cultive essa ideia 3.pdf
Autoria: Emmanuel Chaunu. |
Ler é crescer cultive essa ideia.PDF
Autoria: Lucilaine de Fátima Ferreira. Palavras-chave: Leitura. Poesia. Cidadania. |
Literatura e Ensino – O Papel do Professor.PDF
Autoria: Alessandra dos Santos Pinheiro. Palavras-chave: Literatura, Ensino, Professor. |
Literatura Infantil e o desenvolvimento de diversas linguagens.pdf
Autoria: Amélia Maria Jarmendia e Inês Confuorto. |
livros mudam a vida nos presÃdios.pdf
Autoria: Elenice Maria Cammarosano Onofre. |
Mídia e leitura a formação do leitor crítico.pdf
Autoria: Rívia Silveira Fonseca. |
O desempenho da leitura.pdf
Autoria: José – Feng Yun. |
O Desempenho em Leitura.PDF
Autoria: Osmar de Souza. |
O diário de leituras- uma experiência didática.PDF
Autoria: Marina Gonçalves Buzzo. |
O ensino de literatura e a formação do leitor literário.PDF
Autoria: Vanessa Fabíola Silva de Faria. |
O Papel do Outro na Formação do Leitor.pdf
Autoria: Patrícia da Silva Sampaio. |
Os mediadores das práticas.PDF
Autoria: Ana Lúcia Guedes-Pinto. Palavras-chave: letramento; leitura; formação de professores; memória; narrativa. |
Pedagogos Docentes e a formação de Leitores nos Anos Iniciais.pdf
Autoria: Carla Caroline Pereira Rodrigues. Palavras-chave: formação do pedagogo, formação de leitores, projetos. |
Práticas de Leitura.pdf
Autoria: Neide Biodere. Palavras-chave: práticas de leitura; primeira série; ensino fundamental; concepção de leitura. |
Programa arca das letras implanta biblioteca na penitenciaria federal de catanduvas.pdf
Autoria: Geralda Magela. |
Programa de incentivo a leitura em jovens.pdf
Autoria: Márcia Valéria da Silva de Brito Costa. Palavras-chave: leitura; praticas leitoras; Bibliotecas Infanto-juvenil; letramento. |
Projetos de Formação de Leitores.pdf |
Stanley Fish e Wolfgang Iser.pdf
Autoria: Carlos Eduardo Klimick Pereira e Nathalia Sá Cavalcante. |
Tempos, Leitores e Leituras.pdf
Autoria: Maria Luiza Abaurre. |
Uma Experiência de Leitura da Proposta Curricular de Santa Catarina.pdf
Autoria: Camila Almeida Pinheiro da Costa. Palavras-chave: Leitura da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998); Leitura mediada de documento de referência, Formação de Professores. |
Uma Leitura Interdisciplinar de Estudos sobre Leitura.pdf
Autoria: Marta Yumi Ando. Palavras-chave: leitura, interdisciplinaridade, teoria literária, linguística. |
Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio1.pdf
Autoria: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Lílian Mendes dos Santos e Janete Aparecida da Silva Marini. Palavras-chave: avaliação; metacognição; escala. |
A Afetividade e a educomunicação.pdf
Autoria: Lara Medeiros Belette e Mariana Esteves Giacomelli. Palavras-chave: psicopedagogia, educomunicação, afetividade, leitura e escrita. |
A história da África nos bancos escolares.PDF
Autoria: Anderson Ribeiro Oliva. Palavras-chave: História da África; representações; ensino da História; historiografia africana; africanos. |
A Importância dos Projetos de Extensão Universitária.PDF
Autoria: Francisco de Paula Araújo e Lilian Cristina. da S. R. Casimiro. |
A Relação entre o Processamento Fonológico.pdf
Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Juliane Ribeiro da Silva. Palavras-chave: Leitura de palavras; processamento fonológico; síndrome de Down; síndrome de Williams.
|
A afetividade na sala de aula.pdf
Autoria: Sérgio Antônio da Silva Leite e Ariane Roberta Tagliaferro. Palavras-chave: Interação interpessoal, Afeto, Métodos de ensino. |
A educação na perspectiva marxista – uma abordagem baseada em Marx e Gramsci.pdf
Autoria: Amarilio Ferreira Jr. e Marisa Bittar. Palavras-chave: Marxismo. Educação; Trabalho. |
A função da nomeação oral sobre comportamentos emergentes de leitura e escrita ensinados por computador.pdf
Autoria: José Gonçalves Medeiros, Analu Regis Fernandes, Raquel Pimentel e Ana Carolina Seara Simone. Palavras-chave: equivalência de estímulos; alfabetização por computador; nomeação oral. |
A relação da tarefa de erro intencional com o desempenho.PDF
Autoria: Elisabet Meireles e Jane Correa. Palavras-chave: erro intencional; ortografia; escrita. |
Adaptação, uma leitura possível.pdf
Autoria: Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado. |
Aquisição da linguagem, uma retrospectiva dos últimos trinta anos.pdf
Autoria: Letícia Maria Sicuro Correa. Palavras-chave: Aquisição da linguagem; Desenvolvimento linguístico. |
As relações intersubjetivas nos blogs e as práticas de letramento digital.pdf
Autoria: Daniel Dantas. Palavras-chave: Letramento, letramento digital, intersubjetividade, Internet, cibercultura, blogs, linguística aplicada. |
Autoconceito e dificuldade de aprendizagem.pdf
Autoria: Gabriela Raeder da Silva Carneiro, Selma de C·ssia Martinelli e Fermino Fernandes Sisto. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem; autoconceito; escrita. |
Alfabetização e consciência metalinguistica- um estudo com adultos não alfabetizados.PDF
Autoria: Márcia Maria Elia Peruzzi da Mota e Nelimar Ribeiro de Castro. Palavras-chave: alfabetização; consciência sintática; desenvolvimento metalinguístico. |
Aquisição da linguagem-considerações da perspectiva da interação social.pdf
Autoria: Lucivanda Cavalcante Borges e Nádia Maria Ribeiro Salomão. Palavras-chave: Linguagem infantil; interação social; input linguístico. |
Arthur Ramos e Anísio Teixeira na década de 1930.pdf
Autoria: Fabíola Sircilli. Palavras-chave: Psicanálise; escola nova; educação brasileira. |
As escravas perpétuas & o ensino prático.PDF
Autoria: Valdemir Zamparoni. Palavras-chave: Moçambique, Lourenço Marques, racismo, discriminação racial, raça, gênero, educação. |
Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos.pdf
Autoria: Ana Carolina Perrusi Brandão e Alina Galvão Spinillo. Palavras-chave: compreensão de textos, aspectos específicos, histórias, crianças. |
Atitudes com relação à educação a distância em uma universidade.pdf
Autoria: Andrea Valéria Steil, Ana Elisa Pillon e Vinícius Medina Kern. Palavras-chave: atitudes, educação a distância, inovações educacionais. |
Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica.pdf
Autoria: Marcelo Leandro Eichler e Lea Fagundes. Palavras-chave: Construtivismo; inatismo; epistemologia genética; neurobiologia. |
Autonomia e Educação.PDF
Autoria: Angela Maria Martins. Palavras-chave: autogestão; autonomia; educação. |
Avaliação Cognitiva de Leitura e Escrita- As Tarefas de Leitura em Voz Alta e Ditado.pdf
Autoria: Angela Maria Vieira Pinheiro Rui Rothe-Neves. Palavras-chave: Avaliação cognitiva; leitura; escrita; regularidade. |
Avaliaçao do desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental.PDF
Autoria: Tatiane Lebre Dias, Sônia Regina Fiorim Enumo e Flávia Almeida Turini. Palavras-chave: desempenho acadêmico; progressão continuada; teste de desempenho escolar. |
Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental.pdf
Autoria: Eunice M. L. Soriano de Alencar, Universidade Católica de Brasília e Denise de Souza Fleith. Palavras-chave: criatividade; ensino fundamental; barreiras à criatividade. |
Cancioneiro popular brasileiro e o conceito de intertextualidade.pdf
Autoria: Inaldo Firmino Soares. Palavras-chave: heterogeneidade discursiva, intertextualidade, polifonia, formação de professores. |
Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários.pdf
Autoria: Katya Luciane de Oliveira e Acácia Aparecida Angeli Dos Santos. Palavras-chave: Teste de Cloze; rendimento acadêmico; ensino superior. |
Concepções de criatividade – movimentos em um contexto de escolarização formal.pdf
Autoria: Andréa Vieira Zanella, Sílvia Zanatta Da Ros, Alice Casanova dos Reis e Kelly Bedin França. Palavras-chave: criatividade; ensinar e aprender; constituição do sujeito. |
Concepções e práticas sócio-educativas promotoras de autonomia no ensino fundamental.pdf
Autoria: Roselaine Vieira Sônego e Maria Aparecida Trevisan Zamberlan. Palavras-chave: práticas sócio-educativas, perspectiva social, autonomia. |
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola.pdf
Autoria: José Moysés Alves, Aldenise de Souza Maués, Christianne Thatiana Ramos de Souza, Izabella Mendes Sant’Ana, Líliam de Fátima Miranda Duarte, José Guilherme Wady Santos, Miguel Henrique Ribeiro Alves Júnior. Palavras-chave: prática pedagógica; pré-escola; concepções subjacentes.
|
Consciência fonológica e habilidade de leitura na síndrome de down.pdf
Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Uta Frith. Palavras-chave: Síndrome de Down, habilidade de leitura, consciência fonológica. |
Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares.pdf
Autoria: Maria Regina Maluf e Sylvia Domingos Barrera. Palavras-chave:Consciência fonológica, linguagem escrita, alfabetização, pré-escolares. |
Consciência fonológica no início da escolarização.PDF
Autoria: Magda Solange Vanzo Pestun. Palavras-chave: consciência fonológica; leitura; escrita; desenvolvimento. |
Contribuições para uma pedagogia da educação a distância no ensino superior.pdf
Autoria: José Manuel Moran. |
Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola.PDF
Autoria:Sônia Regina Fiorim Enumo, Erika da Silva Ferrão e Mylena Pinto Lima Ribeiro. Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem; estado emocional; estudantes; saúde. |
Crianças de um acampamento do MST – propostas para um projeto de educação infantil.pdf
Autoria: Liana Gonçalves Pontes Sodré. Palavras-chave: crianças; movimentos sociais; educação infantil. |
Criatividade e dificuldade de aprendizagem- avaliação com procedimentos tradicional e assistido.pdf
Autoria: Jerusa Fumagalli de Salles e Maria Alice de Mattos Pimenta Parente. Palavras-chave: leitura; dificuldades de leitura e escrita; dislexias de desenvolvimento; processamento fonológico; funções neuropsicológicas. |
Da disciplinaridade à transdisciplinaridade.pdf
Autoria: Akiko Santos e Ana Cristina Souza dos Santos. Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Complexidade, Educação, Epistemologia, Ciência, Conhecimento em rede. |
Desempenho Fonológico de Leitura e Escrita.PDF
Autoria: Tais de Lima Ferreira, Simone Aparecida Capellini, Sylvia Maria Ciasca e Ana Maria Sedrez Gonzaga Piovesana Palavras-chave: aprendizagem; paralisia cerebral; distúrbio de aprendizagem |
Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensção na leitura.pdf
Autoria: Maria Aparecida Mezzalira Gomes e Evely Boruchovitch. Palavras-chave: jogo de bingo; estratégias de aprendizagem; compreensão da leitura; processamento de informação. |
Desvendando um projeto educacional no Império (o caso de mato grosso).pdf
Autoria: Elizabeth Madureira Siqueira e Nicanor Palhares Sá. |
Diferenças no desempenho em leitura.pdf
Autoria: Olga Molha. |
Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças.pdf
Autoria: Daniel Bartholomeu, Fermino Fernandes Sisto e Fabián Javier Marin Rueda. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem, escrita, emoções. |
Dificuldades no desenvolvimento da lecto escrita o papel das habilidades metalinguisticas.pdf
Autoria: Sandra Regina Kirchner Guimarães. Palavras-chave: desenvolvimento da linguagem; habilidades metalingüísticas; consciência fonológica; consciência sintática; |
Discursos de pais e alunos sobre o aprender – um estudo no 5º ano de escolaridade.pdf
Autoria: Pedro Rosário, Maria Teresa Mendes, Maria Luísa Grácio, Elisa Chaleta, José Carlos Núñez, Júlio González-Pienda e Fuensanta Hernández-Pina. Palavras-chave: concepção de aprendizagem, fenomenografia, auto-regulação da aprendizagem. |
Eduardo Loureiro Jr.pdf
Autoria: Eduardo Loureiro Jr. |
Educação (a distância) – apontamentos para pensar modos de habitar a sala de aula.pdf
Autoria: Margarete Axt. |
Educação a distância ….pdf
Autoria: Marcus Vinicius Maltempi. |
Educação a distância no ensino superior – soluções e flexibilizações.pdf
Autoria: José Armando Valente. Palavras-chave: Educação a distância; ensino superior; tecnologia. |
Educação de educadores- pressuposto psicanalítico ou utopia reichiana.pdf
Autoria: Sara Quenzer Matthiesen. |
Educação, poder e mercado – desconstrução crítica dos efeitos disciplinantes.pdf
Autoria: Rafael Vidal Jiménez. Palavras-chave: Educação, tecnologia, comunicação. |
Efeitos de testes de leitura sobre a generalização em crianças em processo de alfabetização.pdf
Autoria: José Gonçalves Medeiros e Rosária Maria Fernandes da Silva. Palavras-chave: Equivalência de estímulos; escolha de acordo com o modelo; fracasso escolar; testes de leitura. |
Em busca da Transdisciplinaridade.pdf
|
Ensaio sobre Educação, Política e Cidadania.PDF
Autoria: Thyeles Borcarte Strelhow. Palavras-chave: política, cidadania, educação, construção conhecimento. |
Entre os Muros da Escola.pdf
Autoria: Solange Ferreira Silva. Palavras-chave: literatura, audiovisual, comunicação de massa. |
Entrevista- Maria Ângela Souza Netto.pdf
Autoria: Karina Bottino. |
Erros da Escrita no contexto.pdf
Autoria: Márcia da Mota1, Ana Helena Moussatchè, Cláudia Rabello de Castro, Maria Lucia Seidl de Moura, Thea D’Angelis. Palavras-chave: Escrita; ortografia; morfologia; teoria do Processamento de Informação. |
Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental.PDF
Autoria: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly. Palavras-chave: psicometria; validação, leitura; metacognição. |
Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula.pdf
Autoria: Denise de Souza Fleith e Eunice M. L. Soriano de Alenca. Palavras-chave: criatividade; clima em sala de aula; ensino fundamental. |
Estilos cognitivos e compreensão leitora em universitários.pdf
Autoria: Rosana Maria Mohallem Martins, Acácia Aparecida Angeli dos Santos e Isabel Cristina Dib Bariani. Palavras-chave: avaliação psicoeducacional; ensino superior; estilos cognitivos; leitura. |
Fatores associados ao desempenho escolar- estudo multinível com dados do SAEB2001.pdf
Autoria: Josemberg M. de Andrade2 e Jacob A. Laros. Palavras-chave: desempenho escolar; avaliação educacional; análise de regressão multinível; SAEB. |
Hipertexto em sala de aula um caminho para a interdisciplinaridade.PDF
Autoria: Nadiana Lima da Silva, Dayse dos Santos Maciel e Aline Guedes Alcoforado. Palavras-chave: hipertexto, interdisciplinaridade, conhecimento. |
Histórias de leitura, concepções e práticas.PDF
Autoria: Egle Carillo de Faria. Palavras-chave: Ana Arlinda de Oliveira. |
Habilidades em compreensão da leitura- um estudo com alunos de psicologia.PDF
Autoria: Acácia A. Angeli dos Santos, Adriana C. B. Suehiro e Katya Luciane de Oliveira. Palavras-chave: Desempenho acadêmico; Teste de Cloze; Estratégias de aprendizagem. |
Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental.pdf
Autoria: Marina Bandeira, Sandra Silva Rocha, Lucas Cordeiro Freitas, Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette. Palavras-chave: habilidades sociais, variáveis sociodemográficas, estudantes do ensino fundamental. |
Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem.pdf
Autoria: Tatiane Lebre Dias, Sônia Regina Fiorim Enumo e Romildo Rocha Azevedo Junior. Palavras-chave: criatividade, dificuldade de aprendizagem, desempenho acadêmico. |
Inventando o prazer de trabalhar na escola.pdf
Autoria: Rita de Cássia Ramos Louzada. |
Leituras de professores de ciências do ensino fundamental.PDF
Autoria: Cristhiane Cunha Flôr. Palavras-chave: história da ciência, ensino de ciências, leituras, análise do discurso. |
Leitura recombinativa em pessoas com necessidades educacionais especiais- análise do controle parcial pelas sílabas.pdf
Autoria: Keila Regina Sales Alves, Olivia Misae Kato1, Grauben José Alves de Assis e Carolina Monteiro de Albuquerque Maranhão. Palavras-chave: leitura recombinativa; controle silábico; procedimentos de ensino. |
Ler e Escrever – Compromisso da Escola.pdf
Autoria: Equipe do Núcleo de Integração Universidade Escola, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS – NIUE/UFRGS. |
Linguagem e atividade no desenvolvimento cognitivo algumas reflexões sobre as contribuições de Vygotsky e Leontiev.pdf
Autoria: Carolina Lampreia. Palavras-chave: Linguagem; atividade; Vygotsky; Leontiev; Wittgenstein. |
Literatura Infantil e o desenvolvimento de diversas linguagens.pdf
Autoria: Amélia Maria Jarmendia e Inês Confuorto. |
Medidas de desempenho escolar- avaliação formal.PDF
Autoria: Simone Aparecida Capelline, Josiane Maria de Freitas Tonelotto e Sylvia Maria Ciasca. Palavras-chave: escolaridade, aprendizagem. |
Memórias de Professores – eventos e práticas.PDF
Autoria: Aracy Alves Martins. Palavras-chave: Eventos de literacia/letramento; Estratégias de leitura; Produção de textos |
No Interior da Sala de Aula.PDF
Autoria: Diana Gonçalves Vidal. Palavras-chave: cultura escolar, práticas escolares, século XIX, história da educação, inovação. |
O Desempenho em Leitura.PDF
Autoria: Osmar de Souza. |
O conhecimento do nome das letras e o desenvolvimento da escrita- evidência de crianças falantes do português.pdf
Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Anna Cláudia Eutrópio Batista. Palavras-chave: Nome das letras; escrita silábica; desenvolvimento da escrita. |
O desafio que a educação permanente tem em si – a pedagogia da implicação.pdf
Autoria: Emerson Elias Merhy. |
O desenvolvimento da escrita nos anos pré-escolares- questões acerca do estágio silábico.pdf
Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Marcela Fulanete Corrêa. Palavras-chave: desenvolvimento da escrita; conhecimento das letras; estágio silábico. |
O internato escolar como instituição total – violência e subjetividade.pdf
Autoria: Sílvio José Benelli. Palavras-chave: instituições totais, subjetividade, internato escolar. |
O jogo descubra o animal – um recurso no diagnóstico psicopedagógico.pdf
Autoria: Betânia Alves Veiga Dell’ Agli e Rosely Palermo Brenelli. Palavras-chave: jogo, diagnóstico, psicopedagogia. |
O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto.PDF
Autoria: Angela Maria Oliveira Santa-Clara, Tícia Cassiany Ferro e Sandra Patrícia Ataíde Ferreira. Palavras-chave: linguagem; interação verbal; compreensão textual; construção de conhecimento. |
O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras.pdf
Autoria: Sandra Regina Kirchner Guimarães. Palavras-chave: leitores principiantes, reconhecimento de palavras, contexto verbal. |
Oralidade, um estado de escritura.pdf
Autoria: Gloria Radino. Palavras-chave: oralidade, contos de fadas, alfabetização. |
Organização de turmas e desempenho.PDF
Autoria: Elisangela da Silva Bernardo. |
Os problemas de aprendizagem e o papel da família.PDF
Autoria: Lúcia de Fátima Carvalho Salvari, Cristina Maria de Souza Brito Dias. Palavras-chave: aprendizagem; família; pedagogos; psicólogos. |
Pedagogos docentes e a formação de leitores nos anos iniciais.pdf
Autoria: Carla Caroline Pereira Rodrigues. Palavras-chave: formação do pedagogo, formação de leitores, projetos. |
Percepção do jogo na cultura turkish.pdf
Autoria: Aynur Oksal. Palavras-chave: jogo intergenerational; jogo; percepção do pai. |
Relação entre a Compreensão da Leitura e a Produção Escrita Universitários.pdf
Autoria: Neide de Brito Cunha e Acácia A. Angeli dos Santos. Palavras-chave: Habilidades básicas; Teste de Cloze; avaliação psicoeducacional. |