Muitos artigos publicados em revista impressas que já não circulam contribuem para entender os caminhos pelos quais a leitura, a formação de leitores entrou na pauta da reflexão acadêmica. Recolhemos algumas centenas e mais queremos reunir para apreciação dos modelos que outras linhas teóricas, em outros momentos – a psicolinguística, a nova crítica, o estruturalismo, por ex. – ofereceram à relação texto-leitor-contexto. Se algum artigo é de seu conhecimento e não está na rede, será importante aqui.

A Auto-Percepção de Leitor e sua Relação.PDF

Autoria: Vera Monteiro, Lourdes Mata & Francisco Peixoto.

Palavras-chave: Auto-percepção, auto-eficácia, leitura, desempenho, gênero.

A escola e o ensino da leitura.pdf

Autoria: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Maria da Graça Bompastor Borges Dias.

Palavras-chave: ensino de leitura; compreensão de leitura; escola.

A Formaçao de Leitores por Meio do Jornal em Sala de Aula.pdf

Autoria: Leonice Aparecida Bertolin.

Palavras-chave: Jornal. Leitura. Ensino Médio. 

A formação do leitor Considerações sobre a noção de gosto.pdf

Autoria: Waldir Beividas e Iara Rosa Farias.

Palavras-chave: leitura, propensão, hábito, cultura.

A Formação do Leitor Crí­tico.PDF

Autoria: Karla Geane de Oliveira Souza.

Palavras-chave: Leitura; Reflexão; Ação; Educação. 

A Função Social da Leitura da Literatura Infantil (1).pdf

Autoria:  Leitura; Reflexão; Ação; Educação. 

Palavras-chave:  Leitura; Reflexão; Ação; Educação. 

A Importãncia da Leitura Escolar como Crescimento.pdf

Autoria: Maria Jane Keily de Souza.

Palavras-chave:  Biblioteca Escolar. Biblioteca Escolar – Leitura. Leitura.

A leitura, a produção de sentidos e o processo inferencial.pdf

Autoria: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Maria da Graça Bompastor Borges Dias.

Palavras-chave: inferências, texto, produção de sentido. 

A Prática Social da Leitura Literrária.pdf

Autoria: Elizeth da Costa Alves e Flávio Pereira Camargo.

Palavras-chave: literatura e educação; literatura e cidadania; literatura e formação do leitor.

A revista leitura teoria & prática.pdf

Autoria: Lilian Lopes Martin da Silva.

A Teoria em questão – Stanley Fish e Fredric Jameson.pdf

Autoria: Rui Costa Santos.

Palavras-chave: Teoria, Jameson, Fish, Hegel, Filosofia. 

A travessia do leitor.PDF

Autoria: Rui Costa Santos.

Palavras-chave: discurso; leitura; letramento; educação de jovens e adultos.

Adaptação, UMA LEITURA possível.pdf

Autoria: Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado.

Aprendendo a ler e a escrever-a narrativa das criaças sobre a alfabetização (1).pdf

Autoria: Jane Correa e Morag MacLean.

Palavras-chave: Narrativas; criança; alfabetização.

As histórias de vida como formação e pesquisa.PDF

Autoria: Zélia Malheiro Marques.

Palavras-chave: diário, formação, pesquisa, leitor, autobiográfica. 

Atitudes de leitura e desesperança em idosos.pdf

Autoria: Katya Luciane de Oliveira, Mirian Cruvinel e Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Palavras-chave: Idoso; Psicologia do envelhecimento; Leitura; Desesperança.

Atividades de incentivo 〠leitura em bibliotecas escolares.pdf

Autoria: Araci Isaltina de Andrade e Ursula Blattmann.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Hábito de leitura.

Comentário – o futuro do livro na avaliaçãoo dos programas de pós-graduação.pdf

Autoria: Rita Barradas Barata.

Comunidades Interpretativas e Estudos de Recepção.pdf

Autoria: Luanda Schramm.

Despertar nos alunos o Gosto pela Leitura (1).pdf

Autoria: Joaquina de Lima Cristo. 

Palavras-chave: Leitura, Ensino-Aprendizagem, Formação de Leitores. 

Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema linguí­stico em miniatura.pdf

Autoria: Elenice S. Hanna, Marina Kohlsdorf,, Regiane S. Quinteiro, Virgínia M. D. Fava, Deisy das Graças de Souza e Júlio C. de Rose.

Palavras-chave: aprendizagem de leitura; sistema linguístico em miniatura; quantidade de treino; ciências exatas e humanas;
universitários.

Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de ní­vel sócio-económico baixo.pdf

Autoria: Maria José de Oliveira Fontes e Cláudia Cardoso-Martins.

Palavras-chave: Leitura de histórias; linguagem escrita; linguagem oral.

Ensino de leitura e escrita através do pareamento com o modelo.PDF

Autoria: José Gonçalves Medeiros e Sonia Aparecida Teixeira.

Palavras-chave: Discriminação condicional, fracasso escolar, equivalência de estímulos.

Entre o texto e sua pluralidade – resenha.PDF

Autoria: Flávia Brocchetto Ramos.

Estratégias para Despertar nos alunos o Gosto pela Leitura.pdf

Autoria: Joaquina de Lima Cristo.

Palavras-chave: Leitura, Ensino-Aprendizagem, Formação de Leitores. 

Formação de leitores – a propaganda televisiva.pdf

Autoria: Rosana Aparecida Santana de Oliveira e Ruth Ceccon Barreiros.

Palavras-chave: Leitura, Propaganda, Ensino-Aprendizagem, Ensino Médio.

Formação de Leitores de literatura.pdf

Autoria: Alice Vieira.

Palavras-chave: Leitura, literatura, currículos, escolas.

Formação do leitor competente.pdf

Autoria: Maria de Jesus Ornelas Valle.

Palavras-chave: Estratégias de Leitura; Compreensão leitora; Interpretação.

Formação do Leitor e Poesia na Sala de Aula (1).PDF

Autoria: Célia Sebastiana Silva.

Palavras-chave: Poesia, Formação de leitor, escolarização.

História de leitura e suas implicações.pdf

Autoria: Anair Valênia Martins Dias.  

Histórias de leitura, concepções e práticas.pdf

Autoria: Egle Carillo de Faria e Ana Arlinda de Oliveira.

Interface entre memória e leitura.pdf

Autoria: Pedro Nunes de Castro e Rosângela Gabriel.

Palavras-chave: Leitura. Compreensão. Memória. Esquecimento. 

Leitor e leituras- considerações sobre gêneros textuais e construção de sentidos.pdf

Autoria: Sandra Patrícia Ataíde Ferreira.

Palavras-chave: Leitura, construção de sentidos, contexto, gênero textual.

Leitura – Uma Proposta Interdisciplinar.pdf

Autoria: Ângela Thereza Lopes e Rosa Helena Mendonça.

Palavras-chave: Leitura, interdisciplinar, escrita, texto, educação.

Leitura de adaptações de Clássicos da Literatura Universal.pdf

Autoria: Andréa Antolini Grijó.

Leitura de imagens e cultura visual.pdf

Autoria: Maria Emilia Sardelich.

Palavras-chave: leitura; leitura de imagens; artefato visual; cultura visual.

Leitura e Leitores Estratégias.pdf

Autoria: Marcello de Oliveira Pinto.

Leitura e redação entre universitários – avaliação de um programa de intervenção.pdf

Autoria: Isabel S. Sampaio e Acácia A. Angeli dos Santos.

Palavras-chave: universitários, remediação em leitura e escrita, programas de intervenção.

Leitura um lugar para a interdisciplinaridade.pdf

Autoria: Maria Josefa de Menezes Almeida, Maria de Fátima Evangelista de Amorim Santos, Manuela R. Farias Lima.

ler e brincar na escola.pdf

Autoria: Renata Cavalcanti Eichenberg.

Palavras-chave: Leitura. Literatura infantil. Metodologia de ensino. 

Ler é crescer cultive essa ideia 1.pdf

Autoria: Samurai.

Ler é crescer cultive essa ideia 3.pdf

Autoria: Emmanuel Chaunu.

Ler é crescer cultive essa ideia.PDF

Autoria: Lucilaine de Fátima Ferreira.

Palavras-chave: Leitura. Poesia. Cidadania.

Literatura e Ensino – O Papel do Professor.PDF

Autoria: Alessandra dos Santos Pinheiro.

Palavras-chave: Literatura, Ensino, Professor.

Literatura Infantil e o desenvolvimento de diversas linguagens.pdf

Autoria: Amélia Maria Jarmendia e Inês Confuorto.

livros mudam a vida nos presídios.pdf

Autoria: Elenice Maria Cammarosano Onofre.

Mídia e leitura a formação do leitor crítico.pdf

Autoria: Rívia Silveira Fonseca.

O desempenho da leitura.pdf

Autoria: José – Feng Yun.

O Desempenho em Leitura.PDF

Autoria: Osmar de Souza.

O diário de leituras- uma experiência didática.PDF

Autoria: Marina Gonçalves Buzzo.

O ensino de literatura e a formação do leitor literário.PDF

Autoria: Vanessa Fabíola Silva de Faria.

O Papel do Outro na Formação do Leitor.pdf

Autoria: Patrícia da Silva Sampaio.

Os mediadores das práticas.PDF

Autoria: Ana Lúcia Guedes-Pinto.

Palavras-chave: letramento; leitura; formação de professores; memória; narrativa.

Pedagogos Docentes e a formação de Leitores nos Anos Iniciais.pdf

Autoria: Carla Caroline Pereira Rodrigues.

Palavras-chave: formação do pedagogo, formação de leitores, projetos.

Práticas de Leitura.pdf

Autoria: Neide Biodere.

Palavras-chave: práticas de leitura; primeira série; ensino fundamental; concepção de leitura.

 
Programa arca das letras implanta biblioteca na penitenciaria federal de catanduvas.pdf

Autoria: Geralda Magela.

Programa de incentivo a leitura em jovens.pdf

Autoria: Márcia Valéria da Silva de Brito Costa.

Palavras-chave: leitura; praticas leitoras; Bibliotecas Infanto-juvenil; letramento.

Projetos de Formação de Leitores.pdf
Stanley Fish e Wolfgang Iser.pdf

Autoria: Carlos Eduardo Klimick Pereira e Nathalia Sá Cavalcante.

Tempos, Leitores e Leituras.pdf

Autoria: Maria Luiza Abaurre.

Uma Experiência de Leitura da Proposta Curricular de Santa Catarina.pdf

Autoria: Camila Almeida Pinheiro da Costa.

Palavras-chave: Leitura da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998); Leitura mediada de documento de referência, Formação de Professores.

 
Uma Leitura Interdisciplinar de Estudos sobre Leitura.pdf

Autoria: Marta Yumi Ando.

Palavras-chave: leitura, interdisciplinaridade, teoria literária, linguística. 

Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio1.pdf

Autoria: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly, Lílian Mendes dos Santos e Janete Aparecida da Silva Marini.

Palavras-chave:  avaliação; metacognição; escala.

 
A Afetividade e a educomunicação.pdf

Autoria: Lara Medeiros Belette e  Mariana Esteves Giacomelli.

Palavras-chave: psicopedagogia, educomunicação, afetividade, leitura e escrita.

A história da África nos bancos escolares.PDF

Autoria: Anderson Ribeiro Oliva.

Palavras-chave: História da África; representações; ensino da História; historiografia africana; africanos.

A Importância dos Projetos de Extensão Universitária.PDF

Autoria: Francisco de Paula Araújo e Lilian Cristina. da S. R. Casimiro.

A Relação entre o Processamento Fonológico.pdf

Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Juliane Ribeiro da Silva.

 Palavras-chave: Leitura de palavras; processamento fonológico; síndrome de Down; síndrome de Williams.
A afetividade na sala de aula.pdf

Autoria: Sérgio Antônio da Silva Leite e Ariane Roberta Tagliaferro.

Palavras-chave: Interação interpessoal, Afeto, Métodos de ensino. 

A educação na perspectiva marxista – uma abordagem baseada em Marx e Gramsci.pdf

Autoria: Amarilio Ferreira Jr. e Marisa Bittar.

Palavras-chave: Marxismo. Educação; Trabalho.

A função da nomeação oral sobre comportamentos emergentes de leitura e escrita ensinados por computador.pdf

Autoria: José Gonçalves Medeiros, Analu Regis Fernandes, Raquel Pimentel e Ana Carolina Seara Simone.

Palavras-chave: equivalência de estímulos; alfabetização por computador; nomeação oral.

A relação da tarefa de erro intencional com o desempenho.PDF

Autoria: Elisabet Meireles e Jane Correa.

Palavras-chave: erro intencional; ortografia; escrita.

Adaptação, uma leitura possível.pdf

Autoria: Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado.

Aquisição da linguagem, uma retrospectiva dos últimos trinta anos.pdf

Autoria: Letícia Maria Sicuro Correa.

Palavras-chave: Aquisição da linguagem; Desenvolvimento linguístico.

As relações intersubjetivas nos blogs e as práticas de letramento digital.pdf

Autoria: Daniel Dantas.

Palavras-chave: Letramento, letramento digital, intersubjetividade, Internet, cibercultura, blogs, linguística aplicada.

Autoconceito e dificuldade de aprendizagem.pdf

Autoria: Gabriela Raeder da Silva Carneiro, Selma de C·ssia Martinelli e Fermino Fernandes Sisto.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem; autoconceito; escrita.

Alfabetização e consciência metalingui­stica- um estudo com adultos não alfabetizados.PDF

Autoria: Márcia Maria Elia Peruzzi da Mota e Nelimar Ribeiro de Castro.

Palavras-chave: alfabetização; consciência sintática; desenvolvimento metalinguístico.

Aquisição da linguagem-considerações da perspectiva da interação social.pdf

Autoria: Lucivanda Cavalcante Borges e Nádia Maria Ribeiro Salomão.

Palavras-chave: Linguagem infantil; interação social; input linguístico.

Arthur Ramos e Aní­sio Teixeira na década de 1930.pdf

Autoria: Fabíola Sircilli.

Palavras-chave: Psicanálise; escola nova; educação brasileira.

As escravas perpétuas & o ensino prático.PDF

Autoria: Valdemir Zamparoni.

Palavras-chave: Moçambique, Lourenço Marques, racismo, discriminação racial, raça, gênero, educação.

Aspectos gerais e específicos na compreensão de textos.pdf

Autoria: Ana Carolina Perrusi Brandão e Alina Galvão Spinillo.

Palavras-chave: compreensão de textos, aspectos específicos, histórias, crianças. 

Atitudes com relação à  educação a distância em uma universidade.pdf

Autoria: Andrea Valéria Steil, Ana Elisa Pillon e Vinícius Medina Kern.

Palavras-chave: atitudes, educação a distância, inovações educacionais.

Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica.pdf

Autoria: Marcelo Leandro Eichler e Lea Fagundes.

Palavras-chave: Construtivismo; inatismo; epistemologia genética; neurobiologia.

Autonomia e Educação.PDF

Autoria: Angela Maria Martins.

Palavras-chave: autogestão; autonomia; educação.

Avaliação Cognitiva de Leitura e Escrita- As Tarefas de Leitura em Voz Alta e Ditado.pdf

Autoria: Angela Maria Vieira Pinheiro Rui Rothe-Neves.

Palavras-chave: Avaliação cognitiva; leitura; escrita; regularidade.

Avaliaçao do desempenho acadêmico de alunos do ensino fundamental.PDF

Autoria: Tatiane Lebre Dias, Sônia Regina Fiorim Enumo e Flávia Almeida Turini.

Palavras-chave: desempenho acadêmico; progressão continuada; teste de desempenho escolar.

Barreiras à  promoção da criatividade no ensino fundamental.pdf

Autoria: Eunice M. L. Soriano de Alencar, Universidade Católica de Brasília e Denise de Souza Fleith.

Palavras-chave: criatividade; ensino fundamental; barreiras à criatividade.

Cancioneiro popular brasileiro e o conceito de intertextualidade.pdf

Autoria: Inaldo Firmino Soares.

Palavras-chave: heterogeneidade discursiva, intertextualidade, polifonia, formação de professores.

Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários.pdf

Autoria: Katya Luciane de Oliveira e Acácia Aparecida Angeli Dos Santos.

Palavras-chave: Teste de Cloze; rendimento acadêmico; ensino superior.

Concepções de criatividade – movimentos em um contexto de escolarização formal.pdf

Autoria: Andréa Vieira Zanella, Sílvia Zanatta Da Ros, Alice Casanova dos Reis e Kelly Bedin França.

Palavras-chave: criatividade; ensinar e aprender; constituição do sujeito.

Concepções e práticas sócio-educativas promotoras de autonomia no ensino fundamental.pdf

Autoria: Roselaine Vieira Sônego e Maria Aparecida Trevisan Zamberlan.

Palavras-chave: práticas sócio-educativas, perspectiva social, autonomia. 

Concepções subjacentes à  prática pedagógica em uma pré-escola.pdf

Autoria: José Moysés Alves, Aldenise de Souza Maués, Christianne Thatiana Ramos de Souza, Izabella Mendes Sant’Ana, Líliam de Fátima Miranda Duarte, José Guilherme Wady Santos, Miguel Henrique Ribeiro Alves Júnior.

Palavras-chave:

prática pedagógica; pré-escola; concepções subjacentes.
Consciência fonológica e habilidade de leitura na sí­ndrome de down.pdf

Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Uta Frith.

Palavras-chave: Síndrome de Down, habilidade de leitura, consciência fonológica.

Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares.pdf

Autoria: Maria Regina Maluf e Sylvia Domingos Barrera.

Palavras-chave:Consciência fonológica, linguagem escrita, alfabetização, pré-escolares.

Consciência fonológica no iní­cio da escolarização.PDF

Autoria: Magda Solange Vanzo Pestun.

Palavras-chave: consciência fonológica; leitura; escrita; desenvolvimento.

Contribuições para uma pedagogia da educação a distância no ensino superior.pdf

Autoria: José Manuel Moran.

Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola.PDF

Autoria:Sônia Regina Fiorim Enumo, Erika da Silva Ferrão e Mylena Pinto Lima Ribeiro.

Palavras-chave: dificuldade de aprendizagem; estado emocional; estudantes; saúde.

Crianças de um acampamento do MST – propostas para um projeto de educação infantil.pdf

Autoria: Liana Gonçalves Pontes Sodré.

Palavras-chave: crianças; movimentos sociais; educação infantil.

 
Criatividade e dificuldade de aprendizagem- avaliação com procedimentos tradicional e assistido.pdf

Autoria: Jerusa Fumagalli de Salles e Maria Alice de Mattos Pimenta Parente.

Palavras-chave: leitura; dificuldades de leitura e escrita; dislexias de desenvolvimento; processamento fonológico; funções neuropsicológicas.

Da disciplinaridade à transdisciplinaridade.pdf

Autoria: Akiko Santos e Ana Cristina Souza dos Santos.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade, Complexidade, Educação, Epistemologia, Ciência, Conhecimento em rede.

Desempenho Fonológico de Leitura e Escrita.PDF

Autoria: Tais de Lima Ferreira, Simone Aparecida Capellini, Sylvia Maria Ciasca e Ana Maria Sedrez Gonzaga Piovesana

Palavras-chave: aprendizagem; paralisia cerebral; distúrbio de aprendizagem

Desempenho no jogo, estratégias de aprendizagem e compreensção na leitura.pdf

Autoria: Maria Aparecida Mezzalira Gomes e Evely Boruchovitch.

Palavras-chave: jogo de bingo; estratégias de aprendizagem; compreensão da leitura; processamento de informação.

Desvendando um projeto educacional no Império (o caso de mato grosso).pdf

Autoria: Elizabeth Madureira Siqueira e Nicanor Palhares Sá.

Diferenças no desempenho em leitura.pdf

Autoria: Olga Molha.

Dificuldades de aprendizagem na escrita e caracterí­sticas emocionais de crianças.pdf

Autoria: Daniel Bartholomeu, Fermino Fernandes Sisto e Fabián Javier Marin Rueda.

Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem, escrita, emoções.

Dificuldades no desenvolvimento da lecto escrita o papel das habilidades metalingui­sticas.pdf

Autoria: Sandra Regina Kirchner Guimarães.

Palavras-chave: desenvolvimento da linguagem; habilidades metalingüísticas; consciência fonológica; consciência sintática;
dificuldades de lecto-escrita.

Discursos de pais e alunos sobre o aprender – um estudo no 5º ano de escolaridade.pdf

Autoria: Pedro Rosário, Maria Teresa Mendes, Maria Luísa Grácio, Elisa Chaleta, José Carlos Núñez, Júlio González-Pienda e Fuensanta Hernández-Pina.

Palavras-chave: concepção de aprendizagem, fenomenografia, auto-regulação da aprendizagem.

Eduardo Loureiro Jr.pdf

Autoria: Eduardo Loureiro Jr.

Educação (a distância) – apontamentos para pensar modos de habitar a sala de aula.pdf

Autoria: Margarete Axt.

Educação a distância ….pdf

Autoria: Marcus Vinicius Maltempi.

Educação a distância no ensino superior – soluções e flexibilizações.pdf

Autoria: José Armando Valente.

Palavras-chave: Educação a distância; ensino superior; tecnologia.

Educação de educadores- pressuposto psicanalí­tico ou utopia reichiana.pdf

Autoria: Sara Quenzer Matthiesen.

Educação, poder e mercado – desconstrução crí­tica dos efeitos disciplinantes.pdf

Autoria: Rafael Vidal Jiménez.

Palavras-chave: Educação, tecnologia, comunicação.

Efeitos de testes de leitura sobre a generalização em crianças em processo de alfabetização.pdf

Autoria: José Gonçalves Medeiros e Rosária Maria Fernandes da Silva.

Palavras-chave:  Equivalência de estímulos; escolha de acordo com o modelo; fracasso escolar; testes de leitura.

Em busca da Transdisciplinaridade.pdf

 

Ensaio sobre Educação, Polí­tica e Cidadania.PDF

Autoria: Thyeles Borcarte Strelhow.

Palavras-chave: política, cidadania, educação, construção conhecimento.

Entre os Muros da Escola.pdf

Autoria: Solange Ferreira Silva.

Palavras-chave: literatura, audiovisual, comunicação de massa. 

Entrevista- Maria Ângela Souza Netto.pdf

Autoria: Karina Bottino.

Erros da Escrita no contexto.pdf

Autoria: Márcia da Mota1, Ana Helena Moussatchè, Cláudia Rabello de Castro, Maria Lucia Seidl de Moura, Thea D’Angelis.

Palavras-chave: Escrita; ortografia; morfologia; teoria do Processamento de Informação. 

Escala de estratégias de leitura para etapa inicial do ensino fundamental.PDF

Autoria: Maria Cristina Rodrigues Azevedo Joly.

Palavras-chave: psicometria; validação, leitura; metacognição.

Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula.pdf

Autoria: Denise de Souza Fleith e Eunice M. L. Soriano de Alenca.

Palavras-chave: criatividade; clima em sala de aula; ensino fundamental.

Estilos cognitivos e compreensão leitora em universitários.pdf

Autoria: Rosana Maria Mohallem Martins, Acácia Aparecida Angeli dos Santos e Isabel Cristina Dib Bariani. 

Palavras-chave: avaliação psicoeducacional; ensino superior; estilos cognitivos; leitura.

Fatores associados ao desempenho escolar- estudo multiní­vel com dados do SAEB2001.pdf

Autoria: Josemberg M. de Andrade2 e Jacob A. Laros.

Palavras-chave: desempenho escolar; avaliação educacional; análise de regressão multinível; SAEB. 

Hipertexto em sala de aula um caminho para a interdisciplinaridade.PDF

Autoria: Nadiana Lima da Silva, Dayse dos Santos Maciel e Aline Guedes Alcoforado.

Palavras-chave: hipertexto, interdisciplinaridade, conhecimento.

Histórias de leitura, concepções e práticas.PDF

Autoria: Egle Carillo de Faria.

Palavras-chave: Ana Arlinda de Oliveira.

Habilidades em compreensão da leitura- um estudo com alunos de psicologia.PDF

Autoria: Acácia A. Angeli dos Santos, Adriana C. B. Suehiro e Katya Luciane de Oliveira.

Palavras-chave:  Desempenho acadêmico; Teste de Cloze; Estratégias de aprendizagem.

Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino fundamental.pdf

Autoria: Marina Bandeira, Sandra Silva Rocha, Lucas Cordeiro Freitas, Zilda Aparecida Pereira Del Prette e Almir Del Prette.

Palavras-chave: habilidades sociais, variáveis sociodemográficas, estudantes do ensino fundamental.

 
Influências de um programa de criatividade no desempenho cognitivo e acadêmico de alunos com dificuldade de aprendizagem.pdf

Autoria: Tatiane Lebre Dias, Sônia Regina Fiorim Enumo e Romildo Rocha Azevedo Junior.

Palavras-chave: criatividade, dificuldade de aprendizagem, desempenho acadêmico.

Inventando o prazer de trabalhar na escola.pdf

Autoria: Rita de Cássia Ramos Louzada.

Leituras de professores de ciências do ensino fundamental.PDF

Autoria: Cristhiane Cunha Flôr.

Palavras-chave: história da ciência, ensino de ciências, leituras, análise do discurso.

Leitura recombinativa em pessoas com necessidades educacionais especiais- análise do controle parcial pelas sí­labas.pdf

Autoria: Keila Regina Sales Alves, Olivia Misae Kato1, Grauben José Alves de Assis e Carolina Monteiro de Albuquerque Maranhão.

Palavras-chave: leitura recombinativa; controle silábico; procedimentos de ensino.

Ler e Escrever – Compromisso da Escola.pdf

Autoria: Equipe do Núcleo de Integração Universidade Escola, da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS – NIUE/UFRGS.

Linguagem e atividade no desenvolvimento cognitivo algumas reflexões sobre as contribuições de Vygotsky e Leontiev.pdf

Autoria: Carolina Lampreia.

Palavras-chave: Linguagem; atividade; Vygotsky; Leontiev; Wittgenstein.

 
Literatura Infantil e o desenvolvimento de diversas linguagens.pdf

Autoria: Amélia Maria Jarmendia e Inês Confuorto.

Medidas de desempenho escolar- avaliação formal.PDF

Autoria: Simone Aparecida Capelline, Josiane Maria de Freitas Tonelotto e Sylvia Maria Ciasca.

Palavras-chave: escolaridade, aprendizagem.

Memórias de Professores – eventos e práticas.PDF

Autoria: Aracy Alves Martins.

Palavras-chave: Eventos de literacia/letramento; Estratégias de leitura; Produção de textos

No Interior da Sala de Aula.PDF

Autoria: Diana Gonçalves Vidal.

Palavras-chave: cultura escolar, práticas escolares, século XIX, história da educação, inovação. 

O Desempenho em Leitura.PDF

Autoria: Osmar de Souza.

O conhecimento do nome das letras e o desenvolvimento da escrita- evidência de crianças falantes do português.pdf

Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Anna Cláudia Eutrópio Batista.

Palavras-chave: Nome das letras; escrita silábica; desenvolvimento da escrita.

O desafio que a educação permanente tem em si – a pedagogia da implicação.pdf

Autoria: Emerson Elias Merhy.

O desenvolvimento da escrita nos anos pré-escolares- questões acerca do estágio silábico.pdf

Autoria: Cláudia Cardoso-Martins e Marcela Fulanete Corrêa.

Palavras-chave: desenvolvimento da escrita; conhecimento das letras; estágio silábico.

O internato escolar como instituição total – violência e subjetividade.pdf

Autoria: Sílvio José Benelli.

Palavras-chave: instituições totais, subjetividade, internato escolar.

O jogo descubra o animal – um recurso no diagnóstico psicopedagógico.pdf

Autoria: Betânia Alves Veiga Dell’ Agli e Rosely Palermo Brenelli.

Palavras-chave: jogo, diagnóstico, psicopedagogia.

O papel da linguagem do pesquisador na construção da compreensão de um texto.PDF

Autoria: Angela Maria Oliveira Santa-Clara, Tícia Cassiany Ferro e Sandra Patrícia Ataíde Ferreira.

Palavras-chave: linguagem; interação verbal; compreensão textual; construção de conhecimento.

O papel das pistas do contexto verbal no reconhecimento de palavras.pdf

Autoria: Sandra Regina Kirchner Guimarães.

Palavras-chave: leitores principiantes, reconhecimento de palavras, contexto verbal.

Oralidade, um estado de escritura.pdf

Autoria: Gloria Radino.

Palavras-chave: oralidade, contos de fadas, alfabetização.

Organização de turmas e desempenho.PDF

Autoria: Elisangela da Silva Bernardo.

Os problemas de aprendizagem e o papel da famí­lia.PDF

Autoria: Lúcia de Fátima Carvalho Salvari, Cristina Maria de Souza Brito Dias.

Palavras-chave: aprendizagem; família; pedagogos; psicólogos.

Pedagogos docentes e a formação de leitores nos anos iniciais.pdf

Autoria: Carla Caroline Pereira Rodrigues.

Palavras-chave: formação do pedagogo, formação de leitores, projetos.

Percepção do jogo na cultura turkish.pdf

Autoria: Aynur Oksal.

Palavras-chave: jogo intergenerational; jogo; percepção do pai.

Relação entre a Compreensão da Leitura e a Produção Escrita Universitários.pdf

Autoria: Neide de Brito Cunha e Acácia A. Angeli dos Santos.

Palavras-chave: Habilidades básicas; Teste de Cloze; avaliação psicoeducacional.

 

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira