A Moderna sociedade de consumo investe na cultura “de massa”.

Neste período, consolida-se “um mercado de bens culturais, fruto do desenvolvimento do capitalismo e da industrialização recente (…) que lançou as bases de uma diversificada e moderna sociedade de consumo.” São lançados os “livros de bolso”. Este tipo de leitura pretende atender a jovens leitoras, como o romance rosa ou livrinhos para moças. Para o público masculino, desenvolve-se um tipo de leitura para homens, priorizando o lado erótico/pornográfico. Como representantes das duas versões temos Corín Tellado (leituras para moças) e Carlos Zéfiro (leituras para homens). Era uma produção barata, vendida, geralmente, em bancas de jornais. As vendas de Corín Tellado  eram de cerca de 400 milhões de exemplares.*

*CUNHAIn: BRAGANÇA; ABREU, 2010, p. 83.

rodapé_gg

© 2016 iiLer/Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio Todos os direitos Reservados

Webmaster responsável: Viviane Moreira