Abrindo a internet hoje, é possível reunir informações diversas sobre quase tudo. Se elas são atuais e/ou fidedignas, isso demanda outras buscas e certificações.
Há observatórios por muitas áreas que, por sua vez, requerem atualizações permanentes. Por isso a Cátedra Unesco de Leitura e o iiLer, Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio optaram por criar uma cartografia da leitura que, como indica sua semântica, vai mapear formas de valorização e promoção da leitura no Brasil, com algumas extensões à América Latina, Ibéria e países lusófonos.
A cartografia é a área do conhecimento que se ocupa em pesquisar, recolher, analisar e produzir conhecimento em mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço no tempo. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas científicas e até artísticas que visa à elaboração de representações de uma determinada realidade física, ampla e complexa.
Durante o período das grandes navegações, as técnicas cartográficas foram se aprimorando, período em que os europeus, olhando as estrelas, desenharam mapas para registrar os caminhos marítimos que permitiam alcançar novos territórios. Esta prática deu início à constituição da Cartografia como ciência moderna.
Seguindo esta inspiração, optamos por mapear acontecimentos no território da leitura, de modo a facilitar o acesso dos viajantes ao vasto mar de informações disponíveis, em que o usuário poderá traçar seu próprio caminho.